quinta-feira, 3 de maio de 2018

Vacinação contra H1N1 é retomada

As doses de vacina contra a gripe H1N1 acabaram na quin­ta-feira da semana passada na maioria dos municípios do Esta­do de Goiás, mas com a libera­ção de mais 155 mil doses pelo Ministério da Saúde, a vacinação foi retomada a partir de ontem. O próximo grupo de risco a entrar no calendário de vacinação é o de professores. Em todo o Estado existem cerca de 75 mil professo­res, ou seja, há doses para vacinar toda a categoria e também outros da faixa de risco que ainda não va­cinaram nas datas estabelecidas. Ao todo, serão distribuídas 650 mil doses da vacina em Goiás contra o vírus da Gripe H1N1.

A orientação é que todos dos grupos de risco procurem os postos e façam a vacinação. A maior parte deste lote de va­cinas será distribuído na capital, mas todos os municípios que es­tão em falta também serão abas­tecidos. De acordo com a asses­soria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde, até o final da campanha, Goiás deve rece­ber mais doses da vacina que vai contemplar todos os grupos de risco. Serão distribuídas 650 mil doses em todo Estado.

São considerados grupos prio­ritários para vacinação pelo Minis­tério da Saúde contra o vírus H1N1 crianças de 6 meses a 5 anos, ges­tantes, puérperas até 45 dias após o parto, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, trabalhadores da saúde, professores, portadoras de doenças crônicas não transmissí­veis, funcionários do sistema pri­sional, adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos que cumprem medi­da socioeducativa ou estão presos.

CASOS CONFIRMADOS E MORTES

Dados divulgados pela Se­cretaria estadual de Saúde regis­traram até agora 28 mortes con­firmadas de pessoas que foram contaminadas com o vírus H1N1. As mortes ocorreram em 13 mu­nicípios de Goiás, a maioria em Goiânia. Além das mortes por H1N1, a Secretaria Estadual de Saúde registrou uma morte por H3N2, outra variação do vírus da Influenza A. Em 2016, 90 pessoas foram a óbito após contaminação pelo vírus H1N1 em todo o Esta­do. A campanha em Goiás se es­tenderá até 1º de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário